O projeto Trem dos Vales chega a sua terceira edição neste ano, com lançamento previsto para a próxima sexta-feira, dia 02, na Vinícola Gheller, em Guaporé. O evento é restrito a representantes de municípios envolvidos e imprensa regional. Na ocasião serão definidas de maneira mais precisa as datas dos passeios turísticos de trem.
A previsão é que a locomotiva e seus vagões circulem entre os meses de novembro, dezembro e janeiro, com expectativa pela organização de 30 passeios e a comercialização de mais de 20 mil bilhetes. No ano passado, a ocupação dos vagões foi reduzida para 50%, e foram feitos 22 passeios, com cerca de 8 mil pessoas. O projeto que consiste em passeios pela Ferrovia do Trigo, compreendendo trecho entre Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, contempla 21 túneis e 17 viadutos.
O Trem dos Vales é organizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (AMTURVALES) e os municípios envolvidos. Conforme o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, o município está se preparando para acolher um grande número de turistas. “Esta edição será um passo importante para o projeto, quando receberemos um número expressivo de público, superando edições anteriores. É um desafio, pelo qual estamos nos preparando com a certeza de que, mais uma vez, será atingido o sucesso de anos anteriores”, confia.
Na medida em que o projeto evoluiu, o objetivo de trazer um trem definitivo para a região, aproxima-se de ser atingido. Sob supervisão da ABPF, um vagão destinado ao Vale é reformado em uma oficina de reparo de trens, em Rio Negrinho, Santa Catarina. Para que os passeios ocorram com frequência, será necessário autorização da Rumo Logística e do Governo Federal, o que já está em tratativas.
Eu quero participar com a familia
Quero deixo deixar um parabéns aos organizadores, afinal resgatar um passeio de trem por lugares lindos não tem dinheiro que pague.Grato pela informação
Gostaria de ir com a familia
Fiz uma viagem Passo Fundo Porto Alegre quando tinha o trem de passageiros. Viagem linda. Seria muito bom voltar, pelo menos nos finais de semana para fomentar o turismo na região.
Parabéns pela iniciativa. Gostaria de participar deste passeio.
Tenho muito interese nesse paseio .????ja visitamos esse lugar lindo viaduto 13 e toda essa regiao ficamos encantados .agora estamos so por esse paseio .??
Parabéns pela iniciativa!
É de projetos assim que precisamos para desenvolver o Turismo e fazer a roda da economia voltar a girar!
Como Turismologo, residindo em Santa Maria, município que deve tanto a Viação Férrea, doi na alma ver o abandono da nossa malha ferroviária, seu patroar e do seu legado a sociedade brasileira!
Gostaria de receber mais informações desse projeto.
Gostaria de maiores informações.
Gostaria de saber como fasso
Para ir visitar esse ligar
Espero fazer este passeio ..
Excelente iniciativa ! A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) tem plena competência na restauração, manutenção e operação de ramais ferroviários desativados e equipamentos como carros de passageiros e cargas, locomotivas a vapor, diesel e elétricas…e o que poucos sabem, sem praticamente participação financeira Federal, Estadual ou Municipal, se valendo das contribuições dos associados, de doações espontâneas, utilizando a mão de obra voluntária daqueles que amam a ferrovia e sua História.
Excelente iniciativa, nossa região precisa muito do turismo, temos belicimos lugares p/ ser visitados e a ferrovia do trigo precisa sim ser esplorada de forma saudável e segura e nada melhor q um belo passeio de trem p/ voltar ao passado em um ambiente tão lindo e facinante quanto a serra gaúcha. Estou ansioso p/ adquirir meu ingresso…
Eu gostaria muito que voltasse o trem definitivo, pois seria voltar no tempo muito bom.
Não é possível comentar.