Economia
O município de Muçum possui uma economia diversificada. As informações que apresentaremos abaixo são dados atuais que possibilitarão uma análise do nosso desenvolvimento.
- PIB per capita (2009): R$ 16.928
- Exportações Totais (2010): U$ FOB 4.986.609
O setor primário representa importante fatia em nossa economia. A diversificação deste setor se mostra essencial na busca de resultados, projetando o desenvolvimento do nosso município.
População e Etnias
O início da colonização deu-se no ano de 1.888, pelos imigrantes italianos, alemães, franceses, poloneses e lusitanos. Apesar da colonização ser de diversas etnias, a de maior concentração foi a italiana, que trouxe seus usos e costumes, seu folclore e suas tradições.
Localização
Circundado por montes e montanhas da Serra Geral, Município da Microrregião Vale do Taquari no Estado de Rio Grande do Sul. O município expande-se ao norte em direção às montanhas que pertencem à região. Integrante da Associação dos Municípios do Vale do Taquari – AMVAT.
Dados do município
- Área do Município: 109 km2
- Distância da capital Porto Alegre – 152 km
- Município de Origem: Guaporé
- Lei de Criação: 3.729.59
- Data da instalação do município: 31 de maio de 1959
- População: 4791 habitantes – CENSO 2010
- Localizada à margem direita do Rio Taquari
- Principal setor econômico: Indústria
- Raízes: Imigração italiana
- 77m acima do nível do mar
- Clima Subtropical temperado
- Vias de acesso: RS 130, BR 386, BR 116
- Limites: Encantado, Roca Sales, Doutor Ricardo, Santa Tereza, Vespasiano Corrêa, São Valentim do Sul
- Famílias de Agricultores: 270
- Milho: 1.200 hectáres – 200 para silagem
- Soja: 200 hectáres
- Fumo: 10 produtores – 16 hectáres
- Visitas: 275
- Contatos: 536
- DRP – 29 participantes – Linha 20 de Setembro
Piscicultura
Aos poucos esta atividade vem se firmando como alternativa na pequena propriedade, predominando a criação de carpas, além da criação de jundiá e ketfiche. O piscicultor do nosso município tem recebido incentivo através de orientações de técnicos, distribuição de alevinos, limpeza em açudes e na organização e apoio nas feiras livres. A produção serve para o consumo próprio, e o restante é comercializado na feira livre que acontece na semana Santa.
- Produtores: 95
- 11 hectáres de lâmina d’água e 9 açudes novos.
- 2.670 alevinos povoados em 2011.
Suinocultura
A suinocultura no município recebe auxílio através da orientação e acompanhamento técnico, parceria das Secretarias da Agricultura e Obras e ASCAR/EMATER, na construção de chiqueiros com estrumeiras proporcionando um correto destino aos dejetos, além da presença da patrulha agrícola e trabalhos de terraplanagens.
- Terminação: 7 produtores, 4.350 lotados, 13.500 cabeças/ano
- Maternidade: 2 produtores, 2.450 criadeiras, 66.150 leitões/ano
- Creche: 4 produtores, 17.000 lotados, 85.000 leitões/ano
- Avós: 1 produtor, 1.250 lotados, 3.750 cabeças/ano
Oleicultura
Com uma expressiva variedade, este setor é responsável pela produção de aproximadamente 1.200 toneladas/ano de produtos hortigranjeiros consumidos no município e também comercializados na CEASA Caxias do Sul, Lajeado e Garibaldi. As principais culturas cultivadas são: feijão, vagem, repolho, couve-flor, aipim, batata-doce, melão, pepino, tomate, cenoura, beterraba e outros. São prestadas orientações técnicas de produção, manejo adequado, tratamento fitossanitário, adubação para 25 espécies que são produzidas no município, na escolha de cultivares, sistema protegido e irrigação.
Bovinocultura de Leite
O significativo crescimento deste setor dá-se a um trabalho de retorno de incentivos ao próprio agricultor como consequência da produtividade leiteira. Os benefícios concedidos aos agricultores deste seguimento vão desde orientações na produção de silagem, produção de pastagens, criação de terneira, bem estar animal, custo de produção , manejo do plantel, serviços de terraplanagens, incentivo a compra de equipamentos, e orientações de técnicos dando o suporte necessário ao produtor para que a atividade leiteira receba um controle mais rigoroso da qualidade do produto final. Sendo que parte deste produto comercializada é o leite e o restante é feito o queijo para consumo próprio e comercializado para agregar a renda familiar.
- Produtores para indústria: 60 – 10.000 litros/dia
- Inseminação artificial bovinos e suínos: 540
- Atendimentos veterinários: 312
Avicultura de Corte
O setor avícola contribui para o aumento de arrecadação para o município, e recebe do mesmo incentivos para motivar o seu crescimento, através de terraplanagens, construção de acessos, nas reformas, ampliações e construção de novos galpões.
- Produtores: 4 – 128 cabeças lotadas, cerca de 640.000 frangos terminados/ano.
Apicultura
Cerca de 30 produtores e 180 colmeias. São fornecidas orientações de manejo adequado.
O setor secundário também apresenta grande importância para a economia. O município possui indústrias no setor moveleiro, calçadista, de couro, alimentício ( biscoitos, sorvetes e congelados), metalúrgico, metal mecânico, madeireiras, construção civil, materiais de limpeza, indústria frigorífica, serviços gráficos e setor vestuário.
O setor terciário do município é muito diversificado. O comércio abrange alimentação, materiais agropecuários, vestuário, calçados, medicamentos, informática, utilidades domésticas, comércio de objetos pessoais, entre outros. Nos serviços podemos destacar os de transporte, gastronômicos, bancários e hospedagem, bem como os serviços públicos essenciais.