A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, aplicará o inseticida Cielo em alguns bairros do município, a partir da próxima quinta-feira, dia 27. O produto é recomendado pelo Ministério da Saúde para controlar as fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti em áreas infestadas com casos confirmados de dengue. Muçum tem, segundo última atualização da Equipe de Saúde, 115 casos da doença.
Durante a aplicação, as pessoas devem manter portas e janelas abertas, sacudir cortinas para que o mosquito entre em contato com o produto e cobrir alimentos, roupas e recipientes de água por até 4 horas. A coordenadora da Equipe de Saúde, Mariéli Castoldi, explica que o inseticida somente deve ser aplicado em condições climáticas ideais, ou seja, não pode estar ventando e nem chovendo. A aplicação acontece em localidades onde existem casos positivos, sendo o produto aplicado em ruas e nos pátios das residências. Nas demais localidades, será aplicado somente nas ruas.
“O efeito positivo do cielo somente acontecerá se todas as residências estiverem abertas no momento da aplicação para fazer com que os mosquitos que estão dentro das residências saiam e entrem em contato com o produto. Nosso município é dividido em quarteirões. O produto deve ser aplicado entre 6h e 8h da manhã e 17h as 19hs da noite, horário em que os mosquitos se alimentam. Os moradores devem abrigar seus animais domésticos em local seguro, bem como proteger abelhas e peixes”, orienta.
A fiscalização das agentes nos bairros do município continua a ocorrer. A aplicação do inseticida não detém a importância de a população contribuir para prevenir que a doença se alastre. É necessário seguir eliminando água parada em pátios, calhas, ralos e etc. “O cielo é utilizado para matar o mosquito Aedes adulto, portanto não exime o cuidado da população com os criadouros de mosquito. De Nada adianta matarmos os mosquitos adultos se não eliminarmos os criadouros”, salienta Mariéli.
Confira abaixo o cronograma: