Através de um evento com limitação de público, na Câmara Municipal de Vereadores, Muçum lançou na noite de ontem, dia 27, a logomarca do turismo e seu primeiro roteiro turístico, denominado “Casas e Casarões de Muçum”. Além disso, foi apresentado o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Conforme a Administração Municipal, o momento marca a estruturação do setor, julgado importante para seu desenvolvimento, uma vez que o Vale do Taquari observa a ascensão de seus produtos turísticos.
Muçum Turismo
A logomarca Muçum Turismo foi desenvolvida na busca por representar e destacar o setor turístico de Muçum. Ela destaca um dos principais pontos turísticos de Muçum, a Ponte Brochado da Rocha. A obra é uma espécie de marca registrada da cidade, conhecida como a Princesa das Pontes. A partir da nova marca, está em progresso a confecção de placas de sinalização, panfletos digitais e impressos, para apresentação dos produtos turísticos de Muçum, materiais que serão ferramentas de divulgação e prospecção de novos visitantes, consumidores e investidores.
Casa e Casarões de Muçum
A rota, tem como objetivo preservar a história e o patrimônio local, valorizando as famílias que se mantêm residindo nas localidades, e que conservam crenças e costumes. Em seus 30 quilômetros, ela abrange as localidades do Centro, Bairro Fátima, linhas São Faustino e Santa Juvita, Barra das Contas, São Romédio, Alegre e Alegre Caravaggio. Pelo trecho destacam-se casas e casarões antigos, alguns edificados na década de 20, que retratam a colonização italiana em Muçum e Região. Fazem parte, ainda, capitéis religiosos e paisagens naturais, com destaque para o Rio Taquari. Cada casa ou casarão receberá uma placa de identificação, com a logomarca do projeto. Estuda-se desenvolver uma rota de cicloturismo, através do percurso.
“Muçum está fazendo sua parte”
O prefeito, Mateus Trojan, destaca que a realização do evento é uma forma de demonstrar como será construído o desenvolvimento turístico da cidade. “Queremos compartilhar essa formação com empreendedores e a comunidade em geral. Muçum está fazendo a sua parte, focando na organização e planejamento local, pensando na grande responsabilidade que é aproveitar a visibilidade do Vale do Taquari”,
Com transmissão ao vivo, pelo facebook da Prefeitura de Muçum, a realização foi restrita a convidados, contando com a participação do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart; o coordenador de turismo de Muçum, Ivan Rodrigues; a secretária municipal da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Jucéli Baldasso; assessora municipal de turismo, Cris Viel; vice-prefeito, Amarildo Baldasso; prefeito, Mateus Trojan; a presidente do COMTUR, Valesca Cristina Pasqualetto; e demais membros, entre outros representantes da sociedade civil.
Parceria com a Amturvales
Ambas as logomarcas, de turismo e a da rota, foram desenvolvidas em parceria com a AmturVales, através de contrato vigente com o município, tendo como responsável pela criação a Plural Comunicação Integrada. Na oportunidade, Arenhart destacou o momento turístico que o Vale do Taquari vive, a partir do projeto Trem dos Vales, o Viaduto 13 e a obra do Cristo Protetor de Encantado. “Eu sei da importância que tem esse evento, não só pra Muçum, mas também pra Região”, disse.