A Prefeitura de Muçum, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, iniciou nesta manhã, dia 29, no Ginásio Municipal de Esportes, a distribuição de 450 kits de alimentos para famílias de alunos matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O processo terá uma segunda etapa, em data a ser definida, em razão da sazonalidade dos produtos. A expectativa é contemplar mais de 420 alunos. A iniciativa acontece em conformidade com a Lei Nº 13.987 de 07 de abril de 2020, que autoriza a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os kits remanescentes serão destinados as escolas do município.
O objetivo é reduzir os impactos da pandemia da covid-19, que resultou na suspensão das aulas presenciais entre os anos de 2020 e 2021. Conforme a pasta responsável, os alimentos, em sua maioria, oriundos da agricultura familiar local e regional, chegam às mesas das famílias para garantir e promover a segurança alimentar e nutricional. “São alimentos que, em situação normal, seriam usados na merenda escolar de nossas instituições de ensino e, para muitas famílias, servem como amparo em um período de adversidades impostas pela pandemia”, explica a titular da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Jucéli Baldasso.
O prefeito, Mateus Trojan, destaca o fato de a iniciativa ocorrer com aquisição de alimentos, em grande parte produzidos por agricultores do município. Para ele, além de beneficiar um grande número de famílias, estimula a produção de alimentos e torna-se fonte de renda para diversos produtores. De acordo com Trojan, a organização da produção contou com colaboração e orientação da Emater/RS – Ascar. “Estamos há alguns meses nos mobilizando em torno desta ação. A parceria com a Emater e o empenho de nossas profissionais do setor de Educação, tem sido fundamental para o desfecho” salienta.