Ontem, dia 02, o prefeito Mateus Giovanoni Trojan embarcou em viagem para Brasília. No dia de hoje, na Capital Federal, o Chefe do Poder Executivo de Muçum se somará a outros mandatários, fazendo parte de uma comitiva que busca recursos para a Rota do Pão e do Vinho e a liberação permanente do projeto Trem dos Vales.
A Rota do Pão e Vinho visa ligar o Vale do Taquari a Serra Gaúcha. Em primeiro momento, é pleiteado a pavimentação asfáltica entre os municípios de Roca Sales e Santa Tereza. A iniciativa, quando concluída, beneficiará diretamente Muçum, por fazer divisa com Roca Sales. Já, o projeto Trem dos Vales, é visto como uma das iniciativas turísticas dos últimos anos que mais atraem turistas para a Região. O passeio de trem, pela Ferrovia do trigo, ocorrido entre Muçum e Guaporé nos anos de 2019 e 2020, contempla 21 túneis e 17 viadutos, sendo observado por entusiastas do turismo como um dos mais belos do Brasil. A intenção é que os passeios aconteçam de forma permanente, consolidando-se como uma das principais atrações turísticas do Vale.
Conforme Trojan, ambas as frentes, tem potencial para desenvolver exponencialmente a região, tendo Muçum como colhedor de frutos diretos. “Fazemos parte de uma linha de frente, pela lógica importância que estes projetos têm para o município. São iniciativas que vão impulsionar muito a nossa microrregião”, destaca.
Além disso, estão na agenda de viagem do prefeito, audiências no Ministério da Educação e no Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, tratando de pautas como transporte escolar, recursos para as escolas e programas de ensino; no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, com os parlamentares gaúchos, na busca por novos recursos e emendas ao município; e por demandas gerais na área de saúde, agricultura e turismo.
Durante a estadia de Trojan em Brasília, o vice-prefeito, Amarildo Baldasso, assume o Poder Executivo, sendo o responsável pelo atendimento à população e no andamento de trabalhos locais.