O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, divulgou no último dia 1º as notas dos indicadores de Saúde do programa Previne Brasil, referente aos serviços públicos municipais de saúde, ofertados pela atenção primária. O Previne Brasil é um financiamento em saúde implantado em 2020, pelo próprio Governo Federal, como forma de avaliar os serviços em todo o Brasil e a distribuição dos recursos repassados aos municípios. Recursos estes que são destinados aos municípios com base na métrica de desempenho.
Os indicadores de saúde avaliados foram: consultas de pré-natal das gestantes, testes rápidos em gestantes, proporção de gestantes com atendimento odontológico, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal, acompanhamento de pacientes diabéticos e acompanhamento de pessoas com hipertensão. A ESF de Muçum alcançou as metas estipuladas pelo programa em seis dos sete indicadores, promovendo um salto da antiga nota do município, de 2,74, para 9,19 no ano de 2021. O resultado coloca Muçum na 23ª colocação em um ranking de 497 municípios do Rio Grande dos Sul.
Dentre os fatores responsáveis pelo desempenho, a secretária municipal da Saúde e Meio Ambiente, Jayana Zanuzo, destaca o trabalho em equipe, essencial em todas as frentes para o alcance das metas. “Não é apenas um número, mas a confirmação de um trabalho realizado durante todo o ano de 2021, que retrata a união e o comprometimento da equipe de saúde”, avalia.
Ela detalha o processo de atendimento e acompanhamento, que inicia com as agentes comunitárias de saúde, passando pela avaliação de todos os setores de saúde do Município. Para ela, o sistema adotado permite que os pacientes sejam assistidos de forma plena e eficiente. “É um trabalho de formiguinha, que inicia com visitas domiciliares das agentes comunitárias de saúde, que fazem o acompanhamento mensal dos usuários, e nos auxiliam no processo de levantamento de dados. Estes, são avaliados por todos os setores da ESF, incluindo equipe de enfermagem, equipe médica, sala de vacinas, equipe de odontologia e setores administrativos, além da assessoria do Previne Brasil, que faz acompanhamento remoto, até que os dados estejam devidamente corretos e registrados nos sistemas do Governo Federal”, explica.