Os preparativos para o Trem do Vales se intensificam em Muçum na medida em que a volta dos passeios turísticos de trem se aproximam e o município passa a ganhar cada vez mais destaque no cenário regional, estadual e até nacional. A previsão é que o trem de passeio volte a circular em trecho da Ferrovia do Trigo, entre Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, entre os meses de novembro e dezembro. Na noite de segunda-feira, dia 17, uma reunião na Casa Brandão, na Linha Santa Lúcia, envolveu dez empreendedores turísticos do ramo alimentício e Poder Executivo Municipal.
O motivo do encontro foi a preparação para a 3ª edição do Trem dos Vales, mas também a necessidade de se debater ações que façam o comércio aproveitar-se de todo potencial que Muçum e Região tem para o turismo, preparando-se para receber um número de turistas que só tende a aumentar. A previsão é que neste ano, o trem sozinho seja responsável pela circulação de mais de 30 mil pessoas entre os municípios envolvidos. O número é menor do que a previsão inicial, em virtude da pandemia.
O prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan, esteve presente no encontro, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Jucéli Baldasso; e o Coordenador de Turismo, Ivan Rodrigues. Segundo Trojan, o objetivo é a criação de um grupo de empreendedores, caracterizado pela união e integração dos envolvidos. “Neste primeiro momento, compartilhamos experiências e planejamos ações de forma integrada. Precisamos encontrar formas de aproveitar toda movimentação e grande visibilidade turística que a cidade está tendo e vai ter ainda mais com os passeios de trem”, diz.
Quem participa do Trem dos Vales é contemplado pela beleza arquitetônica de 21 túneis e 17 viadutos, além da paisagem natural. Além disso, a importância histórica da Ferrovia do Trigo, construída pelo Exército, na década de 1970, são características que fazem com que o passeio seja visto como um dos mais bonitos do Brasil. Os envolvidos no projeto, trabalham para que nos próximos anos ele possa acontecer em caráter permanente, ou seja, com passeios ocorrendo em mais ou todos meses do ano.
Outros pontos turísticos do município, como os casarões antigos, a Ponte Brochado da Rocha e o Viaduto, na entrada da cidade, reforçam o potencial muçunense. A edificação do Cristo Protetor e a consolidação do Viaduto 13, como um dos principais atrativos do Estado, em Encantado e Vespasiano Corrêa, respectivamente, também são fatores que motivam os trabalhos em prol do recebimento de turistas.
Tenho interesse em fazer este passeio, como faço para participar das próximas edições?
Não é possível comentar.