A pandemia, provocada pela proliferação da Covid-19 (novo Coronavírus), obrigou a suspensão de atividades realizadas em grupos. Com isso, a pasta da Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Muçum, precisaram adaptar os projetos desenvolvidos em prol do amparo e lazer da população. A Oficina de Geração de Renda, projeto que promovia a confecção de artesanatos em grupo, com acompanhamento de uma artesã e uma psicóloga, por exemplo, precisou se reinventar.
Com a proibição de atividades de grupo que causem aglomerações, a alternativa encontrada foi pela realização de atendimentos individualizados, na casa das 34 participantes. Em cada visita, a artesã Danusa Riedi e a secretária da Assistência Social Jacinta Casagrande, passam orientações referentes ao trabalho desempenhado, fazem a entrega de material necessário para tal e promovem uma conversa com as contempladas. “É um momento em que orientamos sobre as atividades, mas também recebemos um feedback sobre as sensações e emoções de cada uma. Com isso, conseguimos minimizar os impactos que a pandemia causa nas atividades de cunho social”, avalia a titular da pasta da assistência social, Jacinta Casagrande.
Segundo Jacinta, a volta dos atendimentos em grupo no CRAS, bem como o desenvolvimento de projetos, só acontecerá quando a pandemia cessar, e os decretos juntamente com os órgãos de saúde permitirem. Ela destaca que são tomadas todas medidas de prevenção a proliferação da Covid-19 durante os atendimentos. O fornecimento de lanche, algo comum durante as atividades de grupo, teve que ser interrompido. “Estamos tomando cuidados redobrados. O material entregue as participantes é higienizado e colocado em um saco separado. Cada participante utiliza somente seus instrumentos. Procuramos manter o distanciamento, fazemos o uso de máscara e aplicação de álcool gel, entre outras medidas”, pontua.
No momento são confeccionados artefatos com motivos de páscoa, os quais serão entregues nesta semana em Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município e aos idosos do Grupo Grisalhos da Primavera, outro projeto que recebe a coordenação da pasta da Assistência Social.