O Vale do Taquari sofre com o temor do surgimento de novos casos da Covid-19, o novo Coronavírus. Nos últimos 15 dias, o aumento de casos se aproxima dos 50%. Em nota, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), demonstrou preocupação, pedindo que a população adote as medidas de prevenção e colabore, para que se evite que o Vale do Taquari retorne a bandeira vermelha.
Enquanto isso, a Administração Municipal de Muçum, através da Secretaria da Saúde; e o Hospital Nossa Senhora Aparecida, seguem se estruturando para o enfrentamento da pandemia. Há cerca de dez dias, o Município conta com dois novos respiradores, doados pelo Governo Federal à Administração Municipal, que fez a cedência ao hospital. Eles irão compor uma sala equipada para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. “É uma conquista que nos dá um pouco de tranquilidade para trabalhar, caso surja uma nova onda de casos da Covid-19”, comenta a Secretária da Saúde, Roseli Di Domenico.
Nesta semana, a equipe do hospital passou por um processo de treinamento para a operação dos equipamentos. Além disso, o município já contava com um respirador, usado na sala de emergência.
A conquista foi direcionada ao município através do Deputado Federal, Ronaldo Santini (PTB); e o Deputado Estadual, Dirceu Fransciscon (PTB), com apoio do assessor parlamentar, Edinei Selli. A solicitação dos instrumentos foi feita pelo vereador Amarildo Baldasso.